quarta-feira, 6 de maio de 2009

Verdades e mentiras

Desmistificar! Essa é a palavra. Toda vez que se fala em gastronomia molecular o primeiro pensamento das pessoas é uma cápsula que explode, uma banana que vira uma feijoada ou ainda um chuchu que se transforma em abóbora meia-noite. Menos, por favor!
Gastronomia molecular nada mais é do que a explicaçao científica de todos os processos que ocorrem com os alimentos nas fases de produçao, manipulaçao, cozimento, etc...
Tempos, temperaturas, métodos de conservaçao e cocçao, tudo visto a luz da Química, da Física. Enfim, é uma grande baboseira pensar que gastronomia molecular é uma onda, uma moda. Ela é simplesmente a mesma cozinha que acompanha o homem desde o primeiro alimento coletado. É a natureza dos alimentos em sua forma pura e simples.
Como aplicamos esse conhecimento é o que podemos discutir, nao sua importância. A feijoada da dona Maria vai continuar sendo excelente, provavelmente a melhor, mas ela, por exemplo, nao sabe o que acontece com a carne a determinada temperatura durante certo tempo, só sabe que fica boa . É esse tipo de conhecimento que nos fornece a gastronomia molecular.
De posse desse conhecimento científico podemos criar/aprimorar métodos de conservaçao, de cozimento, produçao, manipulaçao. Brincar com formas e texturas é apenas uma aplicaçao ( a mais popular), e muito válida, só nao pode ser banalizada ou confundida com a gastronomia molecular em si.
Por hoje já está bom, vou continuar postando idéias e coisas interessantes para quem se interessar e agora vou escovar meu dente com minha super, ultra, hiper capsula de Kolynos.

Abraço

Gilberto Masi

Nenhum comentário: