quarta-feira, 6 de maio de 2009

Explicando um pouco

Qual o motivo de cozinharmos os alimentos? Digamos que seja para facilitar a mastigação, para que os alimentos fiquem mais digeríveis, mais saudáveis, saborosos, aromatizados, apetitosos, com uma textura diferenciada, cores, aparência... Todos estes processos pelo qual passam os alimentos fazem com que eles adquiram uma forma que dependendo de como forem tratados nos dá uma imensa sensação de prazer ao degustá-los.
A gastronomia molecular estuda o que acontece no momento em que alimentos são misturados, temperados, cozidos, assados... estuda também suas propriedades como ponto de fusão, ponto de ebulição, sua textura e como teremos a percepção deste alimento ao saboreá-lo; estuda as transformações químicas, físicas e bioquímicas dos alimentos ao processá-los, e sua interatividade com os sentidos humanos. Neste estudo acontece uma importante e interessante interação do cozinheiro com o cientista, unindo alimento, prazer e conhecimento (cientifico e de vida). Esta junção nos traz novas concepções de cozinha e ciência, nos faz estudar o uso de novos equipamentos e outros equipamentos adaptados, aproxima os estudantes curiosos e consegue demonstrar aos alunos explicações cientificas que antes só eram encontrados nas salas de aula de suas escolas. Os produtos usados nesta técnica são regulamentados pelas autoridades sanitárias e são encontrados em vários alimentos que compramos nos mercados, e em sua grande maioria são de origem natural.
A interação entre a ciência e cozinha aparece na aplicação deste conhecimento com o formato de novos pratos, com texturas diferenciadas, misturas de temperaturas, sabores e cores em formas e formatos inimagináveis. Além de ser uma ótima fonte de informações de como a física, química e bioquímica se interagem em uma cozinha.

Eduardo Neves

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Dú, muito interessante a proposta de conhecermos "A Vida Oculta dos Alimentos", parece até título de filme rsrsr! Os pontos certos para manipulação de cada aspecto, desde cheiro até textura, as técnicas apuradas para entender a complexidade de uma dobradinha!!!! E muita gente há de convir que se tá gostoso, pra quê mexer? Pra inovar, transformar e aprimorar nossa relação com aquilo que comemos, fazer de cada refeição uma experiência ao invés de uma reles necessidade.