domingo, 31 de maio de 2009

A Química da Cozinha

Matéria publicada na revista do jornal Correio Braziliense do dia de hoje.

A química da cozinha

Todo cozinheiro é um grande químico, mas nem todo químico é um grande cozinheiro. Esse lema foi aprendido pelo paranaense Eduardo Neves, 27 anos, durante a faculdade de química industrial. Máxima não só levada à risca nas atividades químicas, como também na cozinha. “ Apesar de ter uma mãe com grandes dotes culinários, tudo que sei aprendi sozinho. Sou meio autodidata. Mas acho que cozinha e química têm tudo a ver. Envolvem mistura”, revelou ele que ficou em terceiro lugar na categoria entrada com a receita: Surubim oriental com ovas de araticum.
Este prato é um exemplar da gastronomia molecular, um ramo da ciência cujo objetivo é estudar os processos químicos e físicos que ocorrem com os alimentos durante o ato de cozinhar.
“Ela estuda a interação química que acontece na hora que estamos cozinhando. Na minha receita, as ovas de araticum foram feitas utilizando a técnica de esferificação. Deu um certo trabalho, mas no final valeu s pena. Todo mundo que experimentou gostou bastante”, contou.

Um comentário:

Anônimo disse...

nao entendi nada. :